Em uma noite emocionante no Estádio Colosso da Lagoa, o Ypiranga garantiu sua vaga na final da Taça Farroupilha do Gauchão Superbet 2025 ao vencer o Monsoon nos pênaltis por 5 a 3, após um empate de 1 a 1 no tempo regulamentar. O confronto, realizado na segunda-feira (24), definiu o adversário do São Luiz na grande decisão.
O Caminho até a Final
A trajetória do Ypiranga na Taça Farroupilha começou com um empate fora de casa contra o Monsoon, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Naquela ocasião, as equipes ficaram no 1 a 1, com Tony Júnior marcando para o Monsoon e Galego igualando para o Ypiranga. Com o resultado, a decisão da vaga ficou para o jogo de volta em Erechim.
Detalhes da Partida
Desde o apito inicial, o Ypiranga demonstrou sua intenção de controlar o jogo. Logo no primeiro minuto, Marinho arriscou um chute forte da entrada da área, exigindo uma grande defesa do goleiro Max. O Monsoon respondeu aos 14 minutos, quando Thomi tentou de média distância, mas a bola passou à esquerda do gol defendido por Edson.
Aos 44 minutos, o Ypiranga chegou a balançar as redes com um cabeceio de Heitor após cobrança de escanteio de Marinho. No entanto, o árbitro anulou o gol, assinalando falta de Heitor sobre o zagueiro Arthur.
No segundo tempo, o técnico Matheus Costa promoveu alterações que tornaram o Ypiranga mais ofensivo. Aos 21 minutos, Danielzinho, que acabara de entrar, cruzou da esquerda, e Roger cabeceou com precisão para abrir o placar. Em desvantagem, o Monsoon intensificou suas investidas e, aos 43 minutos, Leandro recebeu um passe preciso, driblou a marcação e finalizou no canto de Edson, empatando a partida e levando a decisão para os pênaltis.
Decisão por Pênaltis
Nas cobranças, o Ypiranga mostrou eficiência, convertendo todas as cinco penalidades com Galego, Cristiano, João Paulo, Charles e Valber Júnior. Pelo lado do Monsoon, Cris Magno, Jeferson e João Vitor marcaram, mas Leandro, autor do gol no tempo normal, desperdiçou sua cobrança inicial. Com o placar de 5 a 3, o Ypiranga assegurou sua vaga na final.
Próximo Desafio: São Luiz na Final
O adversário do Ypiranga na decisão será o São Luiz, que garantiu sua vaga ao vencer o Guarany por 2 a 0 no Estádio Estrela D'Alva, com gols de Adaílson e Da Silva. As finais estão programadas para os dias 1º e 8 de março. O primeiro confronto ocorrerá no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, e a partida decisiva será no Colosso da Lagoa, em Erechim. Além do título, o campeão assegurará uma vaga na Copa do Brasil de 2026.
Expectativas para a Decisão
A expectativa é de dois jogos equilibrados, dado o desempenho consistente de ambas as equipes ao longo da competição. O Ypiranga, jogando em casa na partida decisiva, contará com o apoio de sua torcida para buscar o título e a vaga nacional. Por outro lado, o São Luiz tentará aproveitar o mando de campo no jogo de ida para construir uma vantagem.
A decisão promete fortes emoções, e os amantes do futebol gaúcho aguardam ansiosos pelo desfecho da Taça Farroupilha 2025.