Na noite desta sexta-feira, 4 de outubro, o Grêmio superou o Fortaleza por 3 a 1 na Arena, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os destaques da noite foram os estrangeiros do Tricolor Gaúcho: Aravena, Braithwaite e Soteldo, que balançaram as redes e garantiram a vitória. Com o resultado, o Grêmio chegou aos 45 pontos e subiu para a 11ª colocação na tabela, aguardando o complemento da rodada para confirmar sua posição.
O Grêmio iniciou a partida com uma postura ofensiva, buscando pressionar o Fortaleza desde o começo. A estratégia deu resultado aos 13 minutos, quando Braithwaite avançou pela direita e tocou para Cristaldo. O camisa 10 tricolor fez um cruzamento que desviou na defesa, e Aravena, bem posicionado, completou para o gol, marcando seu primeiro tento com a camisa gremista.
Entretanto, a vantagem gremista durou pouco. Apenas quatro minutos depois, o Fortaleza respondeu com Hércules, que recebeu na área e chutou cruzado para empatar o duelo. O jogo seguiu movimentado, com ambas as equipes buscando o ataque. João Pedro, do Grêmio, arriscou de fora da área aos 23 minutos, mas o goleiro João Ricardo fez boa defesa. Na sequência, Cristaldo e Mancuso também obrigaram os goleiros a trabalharem.
Aos 29 minutos, o Grêmio precisou fazer uma substituição forçada: Gustavo Martins deixou o campo para a entrada do experiente Pedro Geromel. Nos minutos finais da primeira etapa, o Tricolor quase voltou a ficar à frente, mas Braithwaite, após cruzamento de Aravena, teve seu chute bloqueado pela defesa adversária.
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio seguiu em busca da vitória. O dinamarquês Braithwaite, que havia desperdiçado uma chance logo no início da segunda etapa, compensou aos 13 minutos. Ele driblou dois marcadores, invadiu a área e finalizou rasteiro no canto, vencendo o goleiro João Ricardo e colocando o Grêmio novamente em vantagem.
Aos 21 minutos, o técnico interino Marcelo Salles promoveu novas alterações: Igor e Soteldo entraram nos lugares de Cristaldo e Aravena. O Fortaleza quase empatou aos 31 minutos, mas Caíque, substituto de Gabriel Grando, fez uma defesa crucial após cabeceio de Lucero.
Com 34 minutos, o Fortaleza teve Mancuso expulso após receber o segundo cartão amarelo por falta em Edenílson. A superioridade numérica deu mais tranquilidade ao Grêmio, que fechou o placar aos 41 minutos. Soteldo carimbou a trave em sua primeira tentativa, mas, no rebote, Igor cruzou e o venezuelano finalizou de primeira para marcar o terceiro gol tricolor.
Nos minutos finais, Rafael Cabral substituiu Caíque, que sentiu uma lesão e precisou sair de campo. Diego Costa também entrou no lugar de Edenílson para segurar o meio-campo gremista até o apito final.
Com a vitória, o Grêmio chega embalado para enfrentar o Atlético-MG em jogo atrasado da 6ª rodada. A partida será disputada na quarta-feira, 9 de outubro, às 19h30, na Arena MRV, durante a parada para a data FIFA. O Tricolor busca somar mais três pontos para seguir subindo na tabela e se aproximar do pelotão de cima.
A vitória sobre o Fortaleza marcou o brilho dos jogadores estrangeiros do Grêmio, que foram decisivos nos momentos importantes da partida. Aravena, Braithwaite e Soteldo mostraram eficiência e garantiram os três pontos para o Tricolor, que se mantém na luta por uma posição melhor no Campeonato Brasileiro. A equipe, agora, tem a chance de se consolidar ainda mais na tabela, caso vença o Atlético-MG no próximo duelo.
Studio Mix Esportes