Em jogo disputado na noite deste sábado (28), no Estádio Mané Garrincha, Grêmio e Botafogo ficaram no 0 a 0 pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o empate, o Tricolor Gaúcho subiu provisoriamente para a 11ª colocação, aguardando o desfecho da rodada para a posição definitiva. O próximo compromisso do Grêmio será na sexta-feira (4), contra o Fortaleza, na Arena, às 21h30.
Primeiro tempo equilibrado
Mesmo atuando fora de casa, o Grêmio começou o jogo buscando impor seu ritmo e criando as primeiras oportunidades. Aos cinco minutos, Cristaldo cruzou para Braithwaite, mas a defesa do Botafogo afastou o perigo. Na sequência, Edenílson quase abriu o placar em dois lances seguidos: primeiro, ao chutar sem ângulo, obrigando o goleiro Jhon a fazer a defesa, e depois, ao cabecear rente ao travessão, mas a bola saiu por cima.
O Botafogo reagiu aos 15 minutos, quando Luiz Henrique arriscou de fora da área, obrigando Marchesín a trabalhar. Aos 22, Vitinho teve chance clara de cabeça, mas mandou à direita do gol gremista. O Grêmio voltou a crescer na partida e, aos 27 minutos, construiu uma boa jogada pela esquerda, que terminou com Braithwaite servindo Edenílson. Porém, antes da finalização, a zaga botafoguense afastou para escanteio.
Cristaldo continuou sendo uma das principais válvulas de escape do Grêmio. Aos 40 minutos, lançou Braithwaite, que invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola saiu à direita do goleiro Jhon.
Segundo tempo movimentado, mas sem gols
As equipes voltaram para o segundo tempo mantendo o ritmo intenso. Aos dois minutos, Luiz Henrique, do Botafogo, pegou a sobra e finalizou por cima do gol. Aos quatro minutos, foi a vez de Villasanti tentar para o Grêmio, após passe de Reinaldo, mas o paraguaio mandou à esquerda da meta.
O auxiliar técnico Marcelo Salles, que comandou o Grêmio devido à suspensão de Renato Portaluppi, promoveu as primeiras alterações aos 14 minutos, colocando Monsalve e Nathan Fernandes nos lugares de Cristaldo e Aravena. As substituições trouxeram mais velocidade ao time, mas o Tricolor continuava esbarrando na sólida defesa do Botafogo. Aos 24, Alex Telles tentou de fora da área, e no lance seguinte, Monsalve arriscou, mas a zaga carioca cortou.
Aos 35 minutos, novas trocas no Grêmio: Igor, estreando na equipe principal, e Dodi entraram nos lugares de Edenílson e Pepê. O Botafogo chegou a balançar as redes com Bastos, mas o gol foi anulado após revisão do VAR, que apontou impedimento.
Nos minutos finais, o Grêmio ainda sofreu um baque. Aos 44 minutos, Monsalve foi expulso após atingir Vitinho com o braço no rosto, recebendo cartão vermelho direto. Com um jogador a menos, o Grêmio se limitou a segurar o empate, apesar de uma última tentativa do zagueiro Kannemann, que avançou até a área adversária e chutou à direita da meta de Jhon.
Apesar de ter criado boas chances e dominado em alguns momentos, o Grêmio não conseguiu superar a defesa do Botafogo e saiu com um ponto do Mané Garrincha. O Tricolor agora se prepara para enfrentar o Fortaleza, buscando voltar ao caminho das vitórias e garantir uma posição mais confortável na tabela. O duelo na Arena promete ser decisivo na reta final do campeonato.
Studio Mix Esportes