No reencontro com sua torcida na Arena do Grêmio após mais de quatro meses longe de Porto Alegre, o Tricolor foi superado pelo Atlético-MG por 3 a 2, em partida disputada na manhã deste domingo, 1º de setembro. Mesmo com um jogador a menos desde a metade do primeiro tempo, o Grêmio chegou a abrir 2 a 0 no placar, com gols de Braithwaite e Cristaldo, mas viu o time mineiro virar na segunda etapa, com Gustavo Scarpa, Palacios e Vargas garantindo a vitória para o Galo.
O jogo começou com intensidade. Logo aos três minutos, Braithwaite aproveitou um erro de passe de Bernard e avançou pela direita. O dinamarquês driblou Alonso, invadiu a área e chutou forte, mas a bola desviou em Battaglia, evitando o gol gremista. O Grêmio manteve a pressão e teve outra chance aos oito minutos, quando Monsalve superou o goleiro Everson, mas não conseguiu finalizar. No minuto seguinte, Kannemann arriscou de fora da área, mas Everson fez uma boa defesa.
O Atlético-MG respondeu aos 14 minutos, quando Gustavo Scarpa cruzou para Bernard, que acertou a trave na primeira grande oportunidade do time mineiro. Aos 19 minutos, a situação complicou para o Grêmio: Gustavo Martins foi expulso após puxar Deyverson em uma disputa de bola.
Mesmo com um jogador a menos, o Grêmio abriu o placar aos 32 minutos. Em cobrança de escanteio de Cristaldo, Kannemann desviou e Braithwaite, livre na pequena área, completou para o gol, fazendo a Arena explodir em comemoração. O Tricolor ainda ampliou aos 41 minutos. Soteldo fez grande jogada pela esquerda, cruzou para Cristaldo, que cabeceou na trave. No rebote, o argentino não perdoou e marcou o segundo gol gremista.
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio continuou criando chances e quase marcou o terceiro gol em três oportunidades antes dos 10 minutos. Braithwaite cabeceou na trave após cobrança de escanteio, e Everson quase se complicou em uma recuada de bola de Battaglia.
Renato Portaluppi fez as primeiras substituições aos 14 minutos, colocando Natã e Edenilson nos lugares de Braithwaite e Monsalve. O Atlético-MG, com um jogador a mais, começou a pressionar e diminuiu a diferença aos 27 minutos, com Gustavo Scarpa convertendo um pênalti após João Pedro derrubar Palacios na área.
Renato tentou reagir com mais uma substituição, colocando Nathan Fernandes no lugar de Cristaldo, mas o Galo continuou pressionando. Nos acréscimos, o árbitro Raphael Claus marcou outro pênalti para o Atlético-MG após Alan Kardec cabecear a bola no braço de João Pedro. Palacios converteu e empatou o jogo. No último lance da partida, Arana chutou forte, Marchesín espalmou, mas Vargas aproveitou o rebote e marcou o terceiro gol, selando a vitória do Atlético-MG.
A derrota foi amarga para o Grêmio, que apesar de ter mostrado garra e ter jogado boa parte do jogo com um a menos, acabou sucumbindo à pressão do Atlético-MG. Com o resultado, o Tricolor precisa se reerguer rapidamente para o próximo desafio, que será contra o RB Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, no domingo, 15 de setembro, pela 26ª rodada do Brasileirão. A partida será às 16h.
Studio Mix Esportes