O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, faleceu nesta terça-feira em São Paulo, após sofrer morte encefálica decorrente de uma parada cardiorrespiratória associada a uma arritmia cardíaca. O atleta, de 27 anos, havia se sentido mal durante o segundo tempo do jogo contra o São Paulo, realizado na última quinta-feira, no Morumbi, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores.
Izquierdo caiu no gramado aos 39 minutos da etapa final e foi imediatamente atendido no local. O Hospital Israelita Albert Einstein informou que o jogador sofreu uma parada cardíaca enquanto era transportado para a unidade e precisou ser ressuscitado na ambulância. Mesmo com os esforços médicos, o quadro de Izquierdo evoluiu para "comprometimento cerebral progressivo" e "aumento da pressão intracraniana". O atleta permaneceu sob cuidados intensivos neurológicos, mas não resistiu, tendo a morte confirmada na noite de segunda-feira.
O traslado do corpo para velório e sepultamento será realizado por um avião da Força Aérea Uruguaia. A família de Izquierdo, incluindo seus pais, Nelson e Sandra, e sua esposa Selena, que recentemente deu à luz seu segundo filho, esteve presente em São Paulo nos últimos dias, acompanhando o tratamento do jogador.
Izquierdo foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca há dez anos, quando atuava pelo Cerro, do Uruguai, segundo informou o secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá. Mesmo ciente da condição, o jogador continuou sua carreira, que incluiu passagens pelo Montevideo Wanderers, Atlético San Luis, do México, e novamente pelo Nacional, onde retornou em 2024, disputando 25 partidas na temporada.
Em solidariedade ao falecimento do atleta, o Campeonato Uruguaio foi temporariamente interrompido, sem previsão de retomada das partidas. Jogadores do São Paulo, como Calleri, Rafinha e Michel Araujo, visitaram o hospital nesta terça-feira para prestar suas condolências.
Conclusão: A morte precoce de Juan Izquierdo deixa uma lacuna profunda no futebol uruguaio e mundial. O zagueiro, que dedicou sua vida ao esporte, será lembrado não apenas por sua habilidade em campo, mas também pelo exemplo de força e determinação que demonstrou ao longo de sua carreira. O futebol perde um grande talento, e sua memória será eternamente reverenciada por todos que o conheceram e admiraram.
Studio Mix Esportes