Na noite deste sábado (10), o Grêmio venceu o Cuiabá por 3 a 1 na Arena Pantanal, em Mato Grosso, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Tricolor foram marcados por Gustavo Nunes e Braithwaite, que estreou com dois gols. Com a vitória, o Grêmio subiu para a 11ª posição na tabela, dando um importante passo na recuperação dentro da competição.
O jogo
O Grêmio iniciou a partida buscando pressionar o adversário, mas sem muita efetividade nas finalizações. A primeira chance clara foi do Cuiabá, aos nove minutos, quando André Luís recebeu na entrada da área e chutou para a defesa de Caíque.
Aos 20 minutos, o Grêmio abriu o placar. Edenilson construiu uma jogada pela direita e cruzou para Braithwaite, que acertou um forte chute. O goleiro adversário espalmou, a bola explodiu na trave e voltou para a cabeça de Gustavo Nunes, que não desperdiçou: Cuiabá 0 x 1 Grêmio.
O primeiro tempo não teve mais grandes oportunidades de gol, e as equipes foram para o intervalo com o placar favorável ao Grêmio. Na volta para a segunda etapa, Renato Portaluppi promoveu uma mudança, com o lateral José Guilherme, da categoria Sub-20, entrando no lugar de Fabio, que sofreu uma pancada no primeiro tempo.
Nos primeiros minutos do segundo tempo, o Cuiabá empatou. Em cobrança de escanteio, a bola bateu em Braithwaite e acabou entrando no gol gremista: Cuiabá 1 x 1 Grêmio.
O time da casa seguiu pressionando, mas o Grêmio reagiu aos 18 minutos. Monsalve fez uma grande jogada pela esquerda, driblando a defesa adversária, e cruzou para Braithwaite, que completou para o fundo das redes: Cuiabá 1 x 2 Grêmio.
Aos 28 minutos, Renato Portaluppi fez novas alterações no time, com Cristaldo entrando no lugar de Edenilson e Dodi substituindo Monsalve.
O Grêmio manteve o equilíbrio na partida e, aos 40 minutos, Braithwaite voltou a brilhar. Ele cabeceou, o goleiro defendeu, mas no rebote, o estreante chutou firme para marcar mais um: Cuiabá 1 x 3 Grêmio.
Com a vitória assegurada, o Grêmio administrou os minutos finais até o apito do árbitro, garantindo mais três pontos no Brasileirão.
Próximo desafio
O Grêmio volta a campo na terça-feira (13), às 18h30, quando enfrentará o Fluminense no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. A equipe busca manter o embalo para seguir avançando nas competições que disputa.
Conclusão
A vitória sobre o Cuiabá demonstra a evolução do Grêmio no Campeonato Brasileiro, com destaque para a estreia de Braithwaite, que se mostrou decisivo. Agora, o time foca na Libertadores, onde enfrentará o Fluminense em um confronto que promete ser acirrado. O resultado positivo no Brasileirão dá moral ao Tricolor para o importante duelo continental.