Em duelo decisivo na noite desta quarta-feira (07), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil 2024 ao ser derrotado pelo Corinthians por 3 a 1 na disputa de pênaltis, após novo empate em 0 a 0 no tempo regulamentar. Com o resultado, o Tricolor Gaúcho encerrou sua participação no torneio nas oitavas de final.
O Jogo
Valendo uma vaga nas Quartas de Final, Grêmio e Corinthians protagonizaram um duelo equilibrado desde o início. Aos 15 minutos, Pedro Henrique chegou a balançar as redes para o Corinthians, mas a jogada foi anulada por impedimento. O Grêmio respondeu aos 26 minutos, quando Soteldo foi derrubado próximo à área e cobrou a falta, forçando o goleiro Hugo Souza a fazer boa defesa.
O Tricolor teve outra chance aos 31 minutos, em jogada trabalhada entre João Pedro e Pavón. Soteldo finalizou de primeira, mas Hugo Souza novamente defendeu. O Corinthians também criou perigo, com Marchesín espalmando cabeceio de Romero aos 35 minutos. As equipes continuaram buscando o gol, mas a primeira etapa terminou sem alterações no placar.
No segundo tempo, o Corinthians tentou pressionar, mas o Grêmio respondeu logo aos dois minutos, com Carballo arriscando de fora da área. Aos oito minutos, Cristaldo cobrou falta com força, mas Hugo Souza salvou o time paulista mais uma vez. Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, promoveu mudanças aos 16 minutos, colocando Diego Costa e Dodi em campo para tentar aumentar a ofensividade do time.
Apesar das substituições, o Grêmio não conseguiu converter as chances em gol e precisou se defender das investidas do Corinthians. Aos 22 minutos, Marchesín fez grande defesa em chute de longe de Cacá, e na sequência, Rodrigo Ely salvou em cima da linha após finalização de Romero. Mesmo com a pressão final, o placar zerado persistiu, levando a decisão para os pênaltis.
Disputa de Pênaltis
Nas penalidades, Reinaldo abriu a série para o Grêmio, marcando com um chute forte e alto. Romero empatou para o Corinthians, e Edenílson desperdiçou sua cobrança para o Tricolor. O Corinthians não vacilou, com André Ramalho e Giovani convertendo suas cobranças. Cristaldo e Pavón falharam em suas tentativas, e com isso, o Corinthians garantiu a classificação para as Quartas de Final da Copa do Brasil.
Próximos Desafios
Após a eliminação, o Grêmio volta a concentrar suas atenções no Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso do Tricolor é no sábado (10), às 19h, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 22ª rodada. Na terça-feira (13), às 19h, a equipe gaúcha enfrenta o Fluminense no Couto Pereira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores.
Studio Mix Esportes