A final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Paris terá um trio de arbitragem brasileiro. Ramon Abatti Abel, Rafael Alves e Guilherme Camilo foram designados pela FIFA para apitar a partida entre França e Espanha, que ocorrerá nesta sexta-feira (9), às 13h (horário de Brasília), no Parque dos Príncipes, em Paris.
Este é o segundo torneio consecutivo de relevância internacional cuja final conta com a participação de árbitros brasileiros. Na Copa América, a decisão entre Argentina e Colômbia teve Rafael Claus como árbitro principal, acompanhado pelos assistentes Bruno Pires e Rodrigo Correa. Na cabine do VAR, Rodolpho Toski comandou as revisões, assistido por Danilo Manis, Daniel Nobre e Pablo Gonçalves.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil, entre os 89 árbitros convocados, teve o maior número de profissionais escalados, com sete representantes. Além do trio masculino, também foram chamadas Edina Alves, Neuza Back, Fabrini Bevilaqua e Daiane Muniz, que atuaram em jogos dos torneios masculino e feminino de futebol.
Edina Alves e Neuza Back têm sido pioneiras na arbitragem feminina, quebrando barreiras tanto no Brasil quanto no cenário mundial. Edina superou a marca de Carlos Eugênio Simon, tornando-se a árbitra recordista em jogos de Copa do Mundo, com oito partidas. Neuza Back fez parte do primeiro trio de arbitragem feminino em um Mundial masculino e integrou o primeiro quarteto feminino em uma Libertadores, além de ter atuado em mais de 100 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro.
Ao todo, árbitros brasileiros trabalharam em 11 partidas dos Jogos Olímpicos de Paris, seja dentro de campo, seja na cabine do VAR. Confira a lista de jogos com participação brasileira:
Para a final entre França e Espanha, o trio brasileiro terá o auxílio de Dahane Beida, da Mauritânia, como quarto árbitro, e de Jerson dos Santos, de Angola, como quinto árbitro.
A designação de árbitros brasileiros para a final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Paris reflete a qualidade e o reconhecimento internacional da arbitragem brasileira. Com uma atuação destacada em várias competições internacionais, esses profissionais demonstram o alto nível do futebol brasileiro, tanto dentro quanto fora de campo. A partida entre França e Espanha promete ser emocionante, com uma arbitragem à altura do desafio.
Studio Mix Esportes