Na tarde deste domingo (4), o Grêmio venceu o Athletico-PR por 2 a 0 na Ligga Arena, em Curitiba, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este foi o primeiro triunfo do Tricolor Gaúcho fora de casa na competição. Com gols de Gustavo Martins e Miguel Monsalve, ambos no primeiro tempo, o Grêmio alcançou 21 pontos e se manteve fora da zona de rebaixamento pela segunda rodada consecutiva.
O Jogo
Os primeiros minutos da partida foram de estudo e equilíbrio entre as equipes. O Grêmio tentou chegar ao ataque por meio de cruzamentos de Edenílson e Gustavo Nunes, mas a defesa do Athletico-PR interceptou as jogadas. A primeira oportunidade clara de gol do Tricolor surgiu aos 11 minutos, quando Fábio avançou pela direita e passou rasteiro para Monsalve, que teve seu chute bloqueado pelo goleiro Léo Linck.
Aos 16 minutos, Monsalve foi derrubado próximo à área após boa jogada individual. Edenílson cobrou a falta, Léo Linck defendeu, mas Gustavo Martins aproveitou o rebote, insistiu na finalização e abriu o placar para o Grêmio. O zagueiro gremista precisou de duas tentativas, mas na segunda não desperdiçou. 1 a 0.
O time de Renato Portaluppi manteve a pressão e ampliou o placar aos 20 minutos. Após erro de saída de bola do goleiro Léo Linck, Monsalve, em sua estreia, aproveitou a falha e marcou o segundo gol com o gol aberto. Aos 31 minutos, Monsalve chegou a balançar as redes novamente com um belo chute de fora da área, mas o gol foi anulado por falta em Gabriel, do Athletico-PR.
No último lance do primeiro tempo, Monsalve arriscou um chute rasteiro de fora da área, que foi defendido por Léo Linck.
Segunda Etapa de Pressão e Resistência
No segundo tempo, o Athletico-PR aumentou a pressão em busca do empate. Aos oito minutos, Cuello arriscou de fora da área e Rafael Cabral fez a defesa. No minuto seguinte, Julimar chutou de dentro da área, mas novamente o goleiro gremista interveio.
Renato Portaluppi fez a primeira substituição aos 20 minutos, colocando Aravena no lugar de Monsalve. Aos 23 minutos, Edenílson arriscou de longe, mas Léo Linck defendeu.
Com a vitória bem encaminhada, Renato promoveu mais substituições, colocando Ronald e Du Queiroz nos lugares de Pepê e Nathan. Apesar do maior volume ofensivo do Athletico-PR, a defesa do Grêmio conseguiu neutralizar as tentativas do adversário. Aos 35 minutos, Reinaldo entrou no lugar de Mayk.
Aos 36 minutos, após cobrança de falta de Edenílson, Léo Linck defendeu e a bola ainda tocou na trave antes de ficar viva na área. Du Queiroz chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento de Gustavo Martins. Na sequência, o Athletico-PR descontou, mas o gol foi anulado por falta em Rafael Cabral.
Nos acréscimos, Gustavo Nunes puxou um contra-ataque pela direita e cruzou rasteiro, mas Léo Linck impediu mais uma chance de gol do Grêmio.
Próximo Compromisso
O Grêmio permanece em Curitiba para o próximo duelo. Na quarta-feira (7), o Tricolor enfrenta o Corinthians no Estádio Couto Pereira, às 21h30, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Conclusão
A vitória sobre o Athletico-PR marca um