O Brasil teve um sábado agitado nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Além do resultado expressivo na natação, outros atletas brasileiros competiram em diversas modalidades, com destaque para o remo e a ginástica artística, apesar das eliminações no judô.
O judô, modalidade que mais deu medalhas olímpicas ao Brasil, fez sua estreia em Paris 2024 com dois judocas da categoria ligeiro na Arena Champs de Mars. Michel Augusto (60kg) e Natasha Ferreira (48kg) não avançaram além da fase eliminatória contra adversários japoneses.
Michel Augusto, de apenas 19 anos, venceu sua primeira luta contra Sebastian Sancho, da Costa Rica, conseguindo um waza-ari. Na segunda rodada, enfrentou Ryuju Nagayama, do Japão. Apesar do bom desempenho e do apoio da torcida, a luta foi para o golden score, onde Michel foi punido por uma entrada falsa e por segurar uma parte proibida do judogi do adversário. "Esperava por uma luta difícil, mas queria ganhar. Vou seguir treinando para conquistar minha medalha olímpica", disse Michel.
Natasha Ferreira (48kg), de 25 anos, enfrentou Natsumi Tsunoda, do Japão, tricampeã mundial. A brasileira foi derrotada por um waza-ari e uma chave de braço. Após a luta, Natasha destacou a importância da presença de seu filho em Paris e afirmou que continuará batalhando para conquistar sua medalha em futuras Olimpíadas.
O Brasil garantiu duas vagas nas quartas de final no remo com Lucas Verthein, no skiff simples masculino, e Beatriz Tavares, no skiff simples feminino. Ambos terminaram suas baterias em terceiro lugar, com tempos de 06:54.96 e 7:49.66, respectivamente. Eles buscam vaga na semifinal olímpica na próxima segunda-feira.
Diogo Soares teve um excelente desempenho e praticamente garantiu sua classificação para a final do individual geral, somando 81.999 pontos nos seis aparelhos. Ele terminou a manhã em sexto lugar e ainda pode conquistar uma vaga na final da barra fixa. "Estou confiante e muito feliz com o meu desempenho", afirmou Diogo.
Arthur Nory, por outro lado, se despediu de Paris após uma apresentação na barra fixa. Um erro grave o eliminou da competição. "Foi muito difícil todo o processo, mas estou orgulhoso de estar aqui", disse Nory emocionado.
Philipe Chateaubrian terminou em 31º lugar na Pistola de Ar 10m, com 561 pontos. Apesar de não conseguir uma vaga na fase final, o carioca se mostrou orgulhoso de representar o Brasil em sua estreia olímpica. Geovana Meyer competirá na categoria carabina de ar 10 metros neste domingo (28).
Nathalie Moellhausen foi eliminada na segunda fase da esgrima espada, perdendo para a canadense Ruien Xiao. A brasileira se sentiu mal durante a luta e, apesar de uma recuperação parcial, não conseguiu virar o placar.
Juliana Vieira, enfrentando a tailandesa Supanida Katethon, número 16 do mundo, foi derrotada por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19). Apesar da derrota, Juliana mostrou grande potencial e destacou a experiência como um aprendizado valioso. Ela volta à quadra na segunda-feira (29) contra Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong.
O Brasil continua a busca por medalhas com muita determinação e entusiasmo, demonstrando o potencial de seus atletas em diversas modalidades. Paris 2024 promete ser uma edição memorável dos Jogos Olímpicos para o Time Brasil.
Studio Mix Esportes