O Grêmio não conseguiu somar pontos fora de casa pelo Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira, 17, em confronto disputado contra o São Paulo pela 17ª rodada da competição. No Morumbi, o Tricolor gaúcho sofreu uma derrota por 1 a 0, com gol marcado por Lucas Moura.
O técnico Renato Portaluppi manteve a base de ataque que enfrentou o Operário/PR no último jogo pela Copa do Brasil. No entanto, com a suspensão de Kannemann, a defesa foi alterada, contando com João Pedro, Rodrigo Ely, Natã e Reinaldo. No meio-campo, Dodi retornou e Villasanti assumiu a braçadeira de capitão. Por decisão médica, Renato Portaluppi, com sintomas gripais, não comandou o time à beira do campo, sendo substituído pelo auxiliar Alexandre Mendes.
Logo aos 9 minutos, Lucas Moura abriu o placar para o São Paulo. Após aproveitar um rebote, Alisson passou para o meia, que finalizou rasteiro e cruzado, fazendo 1 a 0. A equipe paulista continuou pressionando e chegou novamente com perigo aos 16 minutos, em cabeceio de Arboleda. O Grêmio tentou reagir antes do intervalo com Pavón, que invadiu a área e chutou colocado, mas a bola saiu pela linha de fundo.
No intervalo, Alexandre Mendes promoveu mudanças: Pepê saiu para a entrada de Carballo, e Galdino deu lugar a Nathan. O Grêmio voltou com uma postura mais agressiva e, aos 10 minutos, Dodi finalizou, mas o goleiro adversário defendeu. Pouco depois, Dodi cruzou para Carballo, que cabeceou para fora.
O Grêmio continuou pressionando, com Reinaldo criando jogadas pela esquerda. Soteldo teve boas oportunidades, mas não conseguiu converter. O São Paulo também teve chances, mas o goleiro Marchesin defendeu os chutes de Luciano, Nestor e Galoppo.
Nos minutos finais, o Grêmio fez mais substituições, buscando o empate, mas sem sucesso. Aos 38 minutos, Soteldo driblou Arboleda e chutou forte, obrigando o goleiro adversário a fazer uma bela defesa. Nos acréscimos, o São Paulo teve Igor Vinícius expulso por demora na cobrança de lateral, e Reinaldo teve uma última chance, mas o placar não se alterou.
Com a derrota, o Grêmio permanece na 18ª colocação na tabela do campeonato, com 11 pontos. O próximo desafio do Tricolor será em casa, no Estádio Centenário, enfrentando o Vitória, às 11h de domingo, 21, em Caxias do Sul, enquanto a Arena do Grêmio não está apta para jogos.
Studio Mix Esportes