A Eurocopa, um dos torneios mais prestigiados do futebol mundial, reúne grandes craques das seleções europeias. Mas você sabia que essa história começou com a visão de um homem? Henri Delaunay, ex-presidente da Federação Francesa de Futebol e primeiro secretário-geral da UEFA, teve a ideia de um torneio continental entre seleções europeias. Infelizmente, ele não viveu para ver seu sonho se concretizar. A primeira eliminatória só ocorreu em 1958, três anos após sua morte. Em homenagem a ele, o troféu da competição foi nomeado "Troféu Henri Delaunay".
A primeira edição da Eurocopa aconteceu entre 6 e 10 de julho de 1960, na França. Com apenas quatro seleções participantes – Iugoslávia, Tchecoslováquia, União Soviética e a anfitriã França – a União Soviética sagrou-se campeã. Nas edições de 1964, 1968, 1972 e 1976, apenas quatro seleções disputavam a fase final, mesmo com o aumento gradual no número de países nas eliminatórias.
Em 1980, o torneio passou por sua primeira grande reformulação, aumentando para oito seleções. Em 1996, o número de participantes dobrou para 16. A partir de 2016, a Eurocopa passou a contar com 24 seleções, consolidando-se como o segundo maior torneio continental entre seleções, atrás apenas da Copa do Mundo.
Originalmente, a edição comemorativa de 60 anos da Eurocopa deveria ter ocorrido em 2020. No entanto, devido à pandemia de COVID-19, a 16ª edição foi adiada para 2021. Pela primeira vez, o torneio foi realizado em múltiplas sedes: 11 cidades em 11 países diferentes. Esse formato foi pensado em 2012 como uma solução para a crise financeira que muitos países europeus enfrentavam, dividindo os custos de infraestrutura entre várias nações.
O formato atual conta com 24 seleções divididas em seis grupos de quatro equipes. As duas melhores de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançam para as oitavas de final. A partir daí, é tudo ou nada no sistema mata-mata, com prorrogação e pênaltis se necessário.
Alemanha e Espanha lideram o ranking com três títulos cada. A Espanha é a única seleção a vencer dois títulos consecutivos (2008 e 2012). Confira os campeões:
*União Soviética (1960) e Tchecoslováquia (1976) também possuem títulos, mas esses países não existem mais.
Cristiano Ronaldo lidera a lista com 11 gols, seguido por Michel Platini com 9 gols. Aqui estão os 10 maiores artilheiros:
*Cristiano Ronaldo também é o único jogador a participar de cinco edições da Eurocopa (2004, 2008, 2012, 2016, 2021).
Selecionamos as finais das últimas cinco edições para relembrar:
Uma final emocionante com virada francesa no último minuto e gol de ouro na prorrogação.
A surpreendente vitória da Grécia sobre a anfitriã Portugal, que contava com um jovem Cristiano Ronaldo.
Fernando Torres marcou o gol do título para uma geração de ouro espanhola que dominaria o futebol mundial nos anos seguintes.
A Espanha conquistou seu segundo título consecutivo com uma vitória esmagadora sobre a Itália.
Em uma final dramática, Éder marcou o gol da vitória na prorrogação, dando a Portugal seu primeiro título europeu.
Inglaterra e França surgem como as grandes favoritas deste ano, ambas equipadas com elencos estelares capazes de fazer a diferença em momentos cruciais. A Inglaterra, com sua jovem e talentosa geração, e a França, atual vice-campeã mundial, não só têm a qualidade como demonstram consistência e profundidade em seus elencos.
No entanto, o futebol é famoso por suas surpresas e, nesta edição, Portugal, Dinamarca e Croácia são vistas como as possíveis surpresas que podem desafiar os poderosos. Portugal, com uma mistura de experiência e talento emergente, a Dinamarca, sempre coesa e forte coletivamente, e a Croácia, vice-campeã de 2018, têm o que é necessário para provocar algumas reviravoltas.
A Eurocopa sempre capturou a imaginação de fãs de futebol em todo o mundo. Este torneio, conhecido por reunir as melhores seleções da Europa, oferece um espetáculo de habilidade, estratégia e emoção. Com cada edição, novas histórias são escritas, heróis emergem, e nações inteiras se unem na esperança de alcançar a glória suprema no futebol europeu.
Studio Mix Esportes