Na madrugada de 17/05, a FIFA anunciou que o Brasil será o país sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Superamos a candidatura europeia composta por três países: Alemanha, Bélgica e Holanda.
Com isso, foram escolhidas dez cidades-sede. Os critérios da FIFA são: infraestrutura dos estádios, rede de hotelaria e espaços urbanos apropriados para as Fan Fests. Dentre essas dez cidades, Porto Alegre foi escolhida e terá o Estádio Beira-Rio como sede, que receberá seis jogos, sendo cinco da fase de grupos e um das oitavas de final.
O Beira-Rio também foi palco do segundo maior público de um jogo feminino no Brasil. A marca histórica ocorreu no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 2022, entre Internacional e Corinthians, que teve um público de 36.330 torcedores, além de já ter sido o estádio sede da Copa do Mundo masculina de 2014.
Ainda no dia 17/05, a Rainha Marta comentou em sua rede social que gostaria que o jogo de abertura da Copa de 27 fosse em Porto Alegre, devido ao fato de que o anúncio do país-sede ocorreu justamente no momento em que o Estado do Rio Grande do Sul vive sua maior tragédia ambiental, causada pelas fortes chuvas e cheias. Com isso, o governo federal oficializou o pedido para que o Beira-Rio possa ser o estádio de abertura do evento.
O futebol feminino é um produto em ascensão e, até 2027, com certeza terá conquistado um público ainda maior. Agora é nos prepararmos para esse evento e celebrar a maior festa do futebol do planeta.
Daniela Tonietto