Na última quarta-feira (15), a FIFA anunciou, em seu site oficial, a criação do Mundial de Clubes Feminino, previsto para começar em 2026. A decisão foi tomada pelo Conselho da FIFA, que se reuniu antes do 74º Congresso, realizado em Bangcoc, na Tailândia.
O novo torneio intercontinental será disputado entre os meses de janeiro e fevereiro, com datas e locais ainda a serem definidos e divulgados posteriormente. A proposta aprovada pelo Conselho prevê que o Mundial de Clubes Feminino será realizado a cada quatro anos, com a primeira edição contando com a participação de 16 equipes.
Além da criação do Mundial de Clubes Feminino, a reunião do Conselho da FIFA também discutiu e aprovou mudanças no calendário internacional do futebol feminino para o período de 2026 a 2029. Entre as mudanças, está a redução do número de janelas internacionais (conhecidas no Brasil como "datas FIFA") anuais, que passará das atuais seis para cinco.
As novas datas FIFA serão distribuídas da seguinte forma: fevereiro-março, abril, maio-junho, outubro e novembro-dezembro. Sempre haverá, no mínimo, quatro semanas de intervalo entre uma data FIFA e a seguinte.
As janelas de maio/junho e de outubro, chamadas de "Tipo 1", terão nove dias de duração, permitindo até dois jogos entre seleções. As demais janelas (fevereiro-março, abril e novembro-dezembro), denominadas "Tipo 2", terão 12 dias de duração e poderão ser usadas para até três jogos entre seleções nacionais.
Na reunião do Conselho da FIFA, Gianni Infantino, presidente da entidade, destacou a importância dessas mudanças para o desenvolvimento global do futebol feminino. "O calendário de jogos internacionais femininos e as alterações subsequentes aos nossos regulamentos representam um marco importante no nosso compromisso de levar o futebol feminino para o próximo nível, aumentando a competitividade em todo o mundo, especialmente nas regiões onde o futebol feminino é menos desenvolvido, e protegendo o bem-estar das jogadoras. Ter acordado o calendário com bastante antecedência será benéfico para fins de planejamento", afirmou Infantino.
Embora os detalhes oficiais do Mundial de Clubes Feminino ainda não tenham sido totalmente divulgados, já se sabe que o torneio acontecerá nos anos seguintes à Copa do Mundo Feminina da FIFA, a partir de 2027. A expectativa é que a criação do Mundial de Clubes Feminino incentive ainda mais o crescimento e a popularidade do futebol feminino em âmbito global.
Studio Mix Esportes