Para mim, tudo passa pela falta de reposição de reforços no time das Gurias. Muitas jogadoras importantes saíram em 2022 e 2023, sem reposições à altura. Houve valorização de alguns atletas, mas e as outras? Em conversa com o @noticiasguriascoloradas, o Diretor de Futebol Feminino, César Schunemann, informou que não é possível contratar agora, pois as jogadoras que já estão no Brasileiro Feminino de 2024 não podem atuar por outro clube. Além disso, as mudanças na liderança do grupo foram desastrosas. A perda de Lucas Piccinato foi um golpe duro, e a campanha de Brenno Basso, tenta ser salva agora por Jorge Barcellos.
Há problemas estruturais. O Estádio Sesc Porto Alegre parou no tempo e já não tem capacidade para receber as Gurias e sua torcida. A arquibancada não tem cobertura, deixando torcedores e jornalistas na chuva. Não há identificação do lugar com as jogadoras nem com a torcida. Quando há eventos no Sesc, elas jogam no CT de Alvorada e, quando este está ocupado pela base, elas jogam em qualquer lugar: Estádio do Vale, Estádio Cristo Rei, Estádio Centenário, em Caxias do Sul... Quanto ao Estádio Beira-Rio, o clube alega que é muito caro abri-lo para um jogo delas, deixando-as sem uma casa própria.
Mas, mais do que tudo isso, um fator é fundamental: o aspecto mental. O Inter tem um time jovem, com meninas que são obrigadas a amadurecerem antes do tempo, mas que ainda precisam de muita experiência no nível profissional. A equipe tem dificuldades para reagir quando sai perdendo e tende a pecar pelo preciosismo e pela falta de confiança para fazer gols. É necessário um trabalho mental e de gestão de pessoas para retomar a confiança e voltar ao caminho das vitórias.
O time do Inter tem um elenco, mas vive uma fase triste. Se acontecer o rebaixamento, não é apenas a torcida e o clube quem perde, mas o futebol feminino gaúcho e brasileiro também. Esperamos que a direção olhe com mais carinho para seu elenco feminino e o ajude a voltar à elite do futebol. Temos total capacidade de sair dessa situação e assim o faremos. Dito isto, aguardamos todos na quarta-feira, às 15h, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, para apoiar o Inter contra o São Paulo.
Daniela Tonietto