(51) 9866.5600

NO AR

Studio Mix Party

studiomixesportes.com.br

Brasil

BRAIAN AGUIRRE É A PROVA DE QUE A NECESSIDADE É A MELHOR AMIGA DA EVOLUÇÃO

O lateral argentino, que chegou com status de reserva em setembro do ano passado, hoje é o jogador com mais minutos em 2025 com a camisa do Internacional.

Publicada em 19/04/25 às 12:42h - 10 visualizações

por Ayslan Pereira Sylon


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Ricardo Duarte / S.C. Internacional)

Após a saída de Fabrício Bustos e a ascensão meteórica e surpreendente de Bruno Gomes na lateral-direita do Internacional, o Colorado se viu na necessidade de contratar um jogador para compor o elenco com um reserva na posição. A diretoria, o departamento de scout e a comissão técnica do Inter — com direito a “indicação” de Bernabei — chegaram ao nome de Braian Aguirre, argentino de 24 anos que veio do Lanús, da Argentina.

Aguirre chegou como incógnita em relação à sua qualidade técnica, pois não era titular absoluto no seu antigo clube. Em 2024, disputou 27 jogos pelo Lanús, com 1 gol e 1 assistência. Pelo Inter, atuou em apenas uma oportunidade no ano passado, entrando em campo quando Bruno Gomes estava suspenso.

Com a chegada de 2025, surgiu uma indefinição sobre a permanência de Alexander Bernabei, devido a um imbróglio na negociação com o Celtic, da Escócia. Assim, Aguirre teve sua primeira chance na temporada atuando improvisado como lateral-esquerdo, jogando os 90 minutos no amistoso contra o México, em janeiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

No primeiro jogo oficial do ano, contra o Guarany de Bagé, pelo Gauchão, o Inter empatou em 2 a 2, e Aguirre voltou a atuar pelo lado esquerdo. No entanto, logo no primeiro minuto de jogo, aconteceu algo que mudaria sua temporada: Bruno Gomes, então titular absoluto da lateral-direita e destaque de 2024, sofreu a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho e saiu da partida. A partir daí, Aguirre voltou à sua posição de origem e não saiu mais do time.

Ele foi titular nos 18 jogos do Inter até aqui na temporada, entre Gauchão, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Só não esteve em campo do início ao fim em três ocasiões: contra o São José, na 3ª rodada do Gauchão, quando foi substituído por Nathan; no Gre-Nal da volta da final do Gauchão, ao ser expulso nos acréscimos; e mais recentemente, contra o Palmeiras, na 4ª rodada do Brasileirão, quando saiu no segundo tempo. Nas demais partidas, atuou os 90 minutos.

Com a lesão de Bruno Gomes, a falta de confiança em Nathan e a dificuldade do clube em encontrar um lateral-direito no mercado, Aguirre se viu diante da oportunidade de se firmar. O começo foi turbulento, com atuações inseguras e muitos erros. Mesmo assim, seguiu como titular, respaldado pelo técnico Roger Machado, que teve papel essencial no processo de crescimento do argentino. Em várias ocasiões, em entrevista, Roger Machado, mesmo reconhecendo as dificuldades técnicas de Aguirre, sempre deu apoio total e acreditou na que o atleta fosse capaz de mudar de patamar, ser diferente comparado a si e ajudar muito o Inter em um futuro próximo, é exatamente o que estamos vendo

A partir da partida contra o Brasil de Pelotas, na 5ª rodada do Gauchão, Aguirre iniciou uma sequência de evolução notável. Em diversos jogos consecutivos, se ouviu que “essa foi a melhor atuação de Braian Aguirre com a camisa do Inter até agora”. Isso também passou pela má atuação de Nathan no duelo contra o São José, quando teve 45 minutos em campo e não aproveitou a chance. Antes desse ponto de virada, se Aguirre tivesse um concorrente à altura, dificilmente teria mantido a titularidade e, por consequência, talvez não tivesse atingido o nível que demonstra hoje.

Hoje, Braian Aguirre é um dos destaques do Internacional em 2025. É peça fundamental no modelo de jogo de Roger Machado e colaborou diretamente para a retomada da competitividade do time. Evoluiu muito em fundamentos que antes eram deficientes, como tomada de decisão e segurança defensiva, sem perder sua força física e velocidade no apoio ao ataque, suas maiores virtudes desde o início.

Já são 3 assistências na temporada, com papel ofensivo ativo e contribuição sólida na defesa. Isso o coloca, com méritos, entre os melhores laterais-direitos do país até aqui no ano. O Inter ainda observa nomes no mercado, mas agora o foco é buscar uma reposição para o banco. Bem diferente de dois meses atrás, quando a ideia era contratar um titular com urgência. Willian, Fabrício Bustos, Mariano — vários nomes foram especulados. Enquanto isso, Aguirre evoluía jogo após jogo, em silêncio.

Braian Aguirre é a prova de que a necessidade anda de mãos dadas com a evolução. Pouco tempo atrás, era difícil imaginar alguém substituindo Bruno Gomes à altura. Hoje, Aguirre cumpre esse papel com autoridade, permitindo que o companheiro se recupere com calma da lesão sem que o nível da equipe caia. A lateral-direita do Inter não é mais um problema, graças a Roger Machado e ao “Café” Aguirre.

Ayslan Pereira

Studio Mix Esportes


Patrocínio:

DGP - Assessoria em Gestão Pública ( Daniel Gomes Pereira )

Translator



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete

Nenhum registro encontrado








.

FONE / WHATSAPP

(51) 99866.5600

Visitas: 57348
Usuários Online: 13
Copyright (c) 2025 - Rádio Studio Mix Esportes - Nunca foi sorte, sempre foi Deus!
Converse conosco pelo Whatsapp!